domingo, 21 de fevereiro de 2010

Aquidauana...


...Foram mais ou menos 130 kilômetros de distância em um sábado quente. Fato é que às 17 e pouco já estávamos em Aquidauana. Nunca neguei a minha natalidade interiorana, mas a Princesa do Sul nunca foi de boas recordações para este jornalista que iniciou sua carreira na comunicação á margem direita do Rio Aquidauna e na antiga Rádio Martelinho, hoje Independente.

Aquidauanense e Cene, dois clubes do futebol sul-mato-grossensse se enfrentariam no iníco da noite, e a partida levou o filho de volta à casa, aliás, os filhos. Explico, no caminho descobri que meu cinegrafista para esse jogo, Marcio Acunha, além de ter praticamente a mesma idade que eu, também nasceu na bela cidade pantaneira.

Em Aquidauana percebi que pouca coisa mudou desde que deixei a cidade. Não que eu não tenha voltada antes. Saí de lá em 1989, e voltei sim algumas vezes. Quase sempre por conta do futebol. Mas era diferente, agora eu podia olhar em tudo a minha volta.

O fato de estar em ótima fase profissional, talvez a melhor de todas, me fez levantar a cabeça estufar o peito e dizer: Comecei a vida aqui. O prefeito além de dar as boas vindas à nossa equipe de televisão, participou da nossa transmissão. Os companheiros de rádio, aqueles locutores de quem já fui operador, agora olhavam para o companheiro de profissão que com certeza, como eles mesmo disseram: "Havia chegado lá". Mas eu, somente eu, sei que chegar lá, ainda não é isso. O caminho é longo, e que bom que é longo, por que voltar a Aquidauana desta vez, me fez ver que ainda podemos ir mais longe.

O jogo? Ah!! o jogo. Já falo sobre ele, não sem antes deixar registrado a satisfação de encontrar Anselmo Duarte, Mauro Ortiz, Plínio de Goes e o Dr. Victor Maksoud, ex médico do Aquidauanense...é dr...sei que armaram pro senhor que sempre defendeu as cores do Azulão. Mas futebol é isso, quando entra dinheiro, ou a gente se submete a algumas coisas, ou voltamos pra arquibancada. Também não aguentei e por isso fiquei por dois anos assistindo de lá.

Mas, acho que voltei... e se voltei mesmo....já falo do jogo...do elenco "rachado" do Azulão. Do presidente que faz vista grossa e também do carinho dos jogadores do Cene, do próprio Aquidauana, além da confiança que eles guardaram nesse repórter.

E tenho dito!!!

Nenhum comentário: