terça-feira, 24 de julho de 2012

Brasil mostra a sua cara


Entre  tantos meios que estão envolvidos em um processo eleitoral, a Justiça talvez seja o principal deles. Talvez porque o mais importante mesmo é o cidadão. Cidadão que já não sabe mais o que fazer para ter seus direitos respeitados. Em um estado onde um desembargador do Trabalho chega a desembolsar quase R$ 310 mil em um único mês, enquanto trabalhadores enfrentam a morosidade da justiça todos os dias, com filas intermináveis e processos que se arrastam por anos, é admissível que o cidadão sinta-se em um beco sem saída.

E vem o questionamento: em quem eu posso confiar? Pois é, eu, você, nós, todos os cidadãos, que todos os dias enfrentamos a labuta de colocar o pão na mesa, temos o direito de nos indignar. Enquanto um professor precisa parar suas atividades para conquistar míseros aumentos, médicos enfrentam a faculdade perpétua da medicina e encaram hospitais públicos sucateados e sem condições de trabalho, outros "estrelados" desfrutam de benesses sem sentido e apesar de legalizadas, passam longe da moralidade.

Ora, e como o cidadão comum deve agir? Buscando seus direitos. É preciso que aconteça uma revolução dos anônimos, daqueles que fazem esse país andar, daqueles que trabalham dia após dia para fazer do Brasil um país de riquezas. Opa, mas um país de riquezas para quem? Quem são os ricos de nosso país? Para quem mesmo trabalhamos?

E assim a banda toca, e é preciso que nós façamos a música tocar conforme nós queremos! Somos os músicos dessa orquestra, e somos nós os responsáveis a quem entregamos a batuta. Sim, é você ouvinte do UCDB Notícias que tem que fazer isso.

Não podemos nunca perder a capacidade de nos indignar, seja com a falta de pediatra no posto de saúde do bairro da periferia, ou do não cumprimento de uma lei que concede ao cidadão a gratuidade de um RG, documento essencial para todos. Temos sim que nos indignar com o fato de um detento ter o "direito" de fazer churrasco na cela, e só aí um diretor que em tese deveria manter a ordem, cair. Não podemos deixar mais que o leite derrame, e só assim ir limpar o fogão!

Não podemos perder a capacidade de nos indignar com aqueles que não nos levam a sério e acreditam que nos compram com as quirelas do poder.

Amigos e amigas ouvintes, vamos lutar por nossos direitos! Não vamos nos contentar mais com migalhas. Deus nos fez homens, e não formigas!

Que cada dia possamos ter mais forças para fazer o Brasil não só um país de riquezas, mas também um país de igualdade, Justiça e vergonha na cara!

Nenhum comentário: