quarta-feira, 18 de julho de 2012

Hoje na política MS


Fogo amigo
A cruzada contra o pedetista Dagoberto Nogueira começou dentro do próprio PDT, que trabalhou ostensivamente inclusive com tiroteio judicial de Dolzan, para tentar tirar Dagoberto da direção regional do PDT. Agora, com a “novela” da impugnação, novamente os problemas do ex-deputado federal vem a tona, sendo relembrado a rodo, não só pelos adversários políticos, mas também pelos adversários pessoais que o cercam. A conversa é que ele agora tenta emplacar a esposa Verônica, tese que não é aceita.

Dagoberto é um candidato pesado, muito pesado para ser carregado pelo PMDB, e aliás é responsável por grandes figurões do partido fazerem beicinho, e além de tudo, com isso perderam um importante “anexo” do PMDB, que foi o tucano Reinaldo Azambuja, que junto levou Athayde Nery, do PPS.
Já dizia uma passarinha: “A máquina da administração é poderosa, mas está se sentindo sobrecarregada com o peso de vice-candidato que não consegue alçar voo”.

Pesquisas e mais pequisas
As pesquisas internas continuam servindo de parâmetro para os candidatos – e apoiadores, saberem como está o desempenho nesse início. Uma em especial – de consumo interno, está deixando uma tchurma de cabelos em pé! E aqueles que não tem cabelo, conseguem sentir arrepios no cabelo do relógio. No entanto, nada pode ser divulgado, já que nada é registrado. Em Julho, apenas uma pesquisa foi registrada pelo IBRAPE. Ou seja, se não foi divulgada ainda, é porque não deve ter agradado quem pagou. 

Porém, um novo instituto de pesquisa, deve deixar o cenário local em alvoroço. Pesquisa a ser registrada hoje (18 de julho) vai deixar muitos ainda mais ouriçados do que já estão. Candidato considerado fora do páreo, mas que continuou firme e forte apesar da ventania. Aliás, atualmente anda rindo de orelha a orelha com recentes pesquisas. Como dizem os mais antigos: Vox populis, Vox Dei!

Campanha?
Dizem que foi dada a largada no sábado 14 de julho, mas ainda é tímida nas ruas e bairros de Campo Grande. Campanha mesmo, parece que só a partir do dia 20, quando a “estrutura” é liberada para os candidatos. Aliás, candidatos de vários partidos estão reclamando do atraso da entrega do material. E como tudo ainda está saindo estilo “conta-gotas”, alguns candidatos já estão chorando pelos cantos.
Nas ruas, os adesivos ainda são tímidos, e os carros envelopados das campanhas anteriores ainda não são realidade em nossa Capital. Os “microperfurados” só estão nos carros daqueles que já são decanos ou apadrinhados. Fora estes, só mesmo quem vem investindo pesado na campanha desde o ano passado.


PT?
Ainda falando em campanha, o PT continua tímido na Capital. Não se ouve muito o barulho da campanha de Vander Loubet e Cabo Almi. E também por lá, os candidatos estão esperando a “estrutura”. Uma das estrelas do partido, o senador Delcidio do Amaral ainda não deu as caras. Ainda estaria no Pantanal?

Já os vereadores, que receberão um "kit fartura", diferente do "Kit miséria" do PMDB, estão "batendo a chinela" nos bairros da Capital. Capitaneados por Zeca do PT, a busca de voto está sendo mais intensa na periferia da capital. 

Tucanos
Já no ninho tucano, a coisa também anda animada. Com elevação "interessante" em várias pesquisas, está cada dia mais evidente que os voos podem ser maiores. A única coisa que está pegando é o assédio adversário em cima dos correligionários. Com artilharia pesada, leia-se grana, governistas vem assediando firmemente os outrora amigos. E a briga promete ser grande. "Se Puccinelli sabe ser tirano, eu também sei! E não vou deixar ninguém vir com trairagem pra cima de mim" bradou ele a um amigo. Rancoroso, Azambuja também não perdoa a desistência de Antonio João da corrida eleitoral. 


Outros e outros 
Enquanto a briga é grande no "alto clero" da política, Sidney Melo do PSOL, Marcelo Bluma do PV e Suel Ferranti do PSTU parecem alheios a briga pelo poder. É só aguardar. Em caso de segundo turno, a coisa muda de figura para os três, que passam a ter um outro valor. Não tão alto, mas ainda assim, diferenciado. 

Enquanto isso, vamos batendo as asas nos bastidores da eleição!

Nenhum comentário: