sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tempero feminino

A semana começou com algumas “surpresas”no cenário político para 2012. Simone Tebet transferindo seu domicilio eleitoral para Campo Grande. Valter Pereira desembarcando no PT. Sem contar na filiação de Teresa Name no PSD, impacto menor, mas que ainda assim não pode ser desprezado. Simone sim. Primeiro imaginou-se que ela sairia candidata a vice na chapa pura do PMDB com Edson Giroto prefeito. Depois cogitou-se Simone prefeita, em uma eventual “não decolagem de Giroto”.

Durou pouco o período de especulações. O “tsunami” de manifestações na Assembléia e na Câmara Municipal, com impedimentos eleitorais e outros ingredientes, só serviu pra mostrar que mais uma vez André deu uma aula de como apagar um incêndio com gasolina. Colocou Simone no centro das atenções e agora a filiação de Giroto no apagar das luzes ao PMDB, é assunto consolidado.

Filha de uma das maiores expressões da política do nosso Estado, Ramez Tebet, Simone reinterou que seu sonho é o Senado e a transferência de domicilio, uma vez que mora em Campo Grande há quase um ano, aconteceria de qualquer forma. E Edson Giroto, em menos de um ano na Câmara Federal, quase acaba ministro. Sem dúvida é o nome do PMDB para 2012 e o preferido do governador André. Paulo Siufi com o apoio da Câmara e Edil com sua experiência, correm mais que por fora e por isso, provocam calafrios nos vereadores que disputam a reeleição, dizem até que a única segurança para alguns não serem “varridos” por esses virtuais campeões de votos, é o fato de que existem agora mais oito vagas.

O PT não ganha tanto quando pode se imaginar com a chegado do ex-senador Valter Pereira. Desgastado com a “passagem” pelo PSB, será no máximo um bom coordenador para a campanha de Vander Loubet, esse sim entra na disputa pela primeira vez com chances reais de ir pro segundo turno.

Por falar em segundo turno, talvez seja aí que nomes como o de Teresa Name e Reinaldo Azambuja sejam os chamados “fies da balança”. É inegável o carinho da população com a ex-vereadora e a presença da mulher na política vem sendo um ingrediente cada vez mais utilizado no cardápio eleitoral.

Especulam-se dobradinhas agora mais que possíveis. Giroto e Simone em chapa pura pelo PMDB, Antonio João e Teresa Name pelo PSD, Vander e Gilda pelo PT. Apenas a dobradinha Reinaldo Azambuja e Mandeta não seria pura e nem teria o chamado tempero feminino. É aguardar.

Nenhum comentário: