domingo, 3 de fevereiro de 2008

Lá vai o Pato...


Nessa vida de admirador do futebol bem jogado e bonito vi craques nascerem para o mundo da bola. Me lembro de quando o meia Neto despontou na seleção olímpica e de como torci para aquele jovem talento "gordinho" chegar um dia a jogar no Corinthians. Neto chegou e foi muito mais do que eu esperava.


Me lembro ainda dos garotos Bebeto do Vitória da Bahia, que mais tarde se consagraria no Vasco. Dunga na seleção olímpica, time que ainda tinha um goleiro muito bom chamado Taffarel. Casagrande, moleque atrevido, roqueiro, artilheiro e outros "eiros" que é melhor nem mencionar, vamos lembrar só do talento.


Hoje os craques vão embora mais cedo. Ronaldo Fenômeno, nem lembra mais o Cruzeiro. Ronaldinho lembra pouco o Grêmio. Anderson era do...ah sim daquele Grêmio da "batalha dos aflitos", tem o Vágner Love, todos nascem para a bola tão rápido e se vão. Alguns caem no esquecimento. Quem se lembra da promessa Willian do Corinthians? O Zé Elias que tinha tudo para ser o novo Dunga, será que já parou? É, a vida fora do Brasil pode ser boa para alguns. O fato é que nossos atletas cada vez mais saem mais cedo e mais preparados.


Robinho sucesso no Real Madri, Kaká no Milan, o próprio Gaúcho é claro que vai reassumir seu papel no Barcelona. Mas e o Pato? O que dizer desse garoto que a cada jogo nos deixa mais e mais de queixo caído. Em seis jogos no Milan o menino fez cinco gols e todos golaços. Nesse domingo em que o Santos me dava sono em um empate monótono com o Paulista, me atrevi a mudar de canal. Bem na hora em que o Pato entrava no jogo, que depois fiquei sabendo que estava tão ou mais monótono que esse do paulistão.


Pato entrou e mudou o jogo. Marcou um golaço e ainda protagonizou jogadas dignas de supercraque, levou o apático Milan a mais uma vitória importante. O cuidado que o time do Milan tem com o garoto é algo impressionante. Quando se lesionou a expressão de preocupação dos milaneses era algo digno de Pelé em Copa do Mundo. Silvio Lancelloti, comentarista ESPN, resumiu o sentimento de quem via o jogo, "acabou meu carnaval".


Espero que o Pato volte logo.


Nenhum comentário: