sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Um cara esperto

photo by Eva Palmeiras Regina

Um cara esperto. É isso que o Luxemburgo é. Nesse mundo da bola em plena fase de profissionalização quem sai na frente vai aproveitando e ganhando terreno. Como afirmar que Luxemburgo é melhor que Nelsinho Baptista? Os dois começaram praticamente juntos no final dos anos 1980.


Jovens e inovadores, o Nelsinho até mais arrojado arriscava mais. Luxa mais estudioso. Hoje, Nelsinho não faz nem sombra ao comandante verde. Um simbolo da modernidade, já foi a Europa como treinador, naufragou é verdade. Foi técnico da Seleção, outro naufrágio. Mas é o maior vencedor do futebol brasileiro em atividade. E um dos mais espertos, no bom e no mal sentido.


O problema é que Luxemburgo quer queimar etapas e não tem paciência. Não era hora de ir para a Seleção. Não era hora de ir para a Espanha. Não é hora de se meter a empresário de jogadores e dono de time. Agora o Instituto Wanderley Luxemburgo é o novo xodó do treinador.


Como o futebol requer tempo integral. Luxa corre o risco de esquecer sua obrigação de fazer um Palmeiras vencedor e se preocupar mais com seus outros empreendimentos. Isso já está sendo notado em campo. Esquemas confusos e resultados insatisfatórios. Luxa tem escalado mal e perdido pontos preciosos. Se não vencer domingo a casa pode começar a ruir.


Sinceramente acho que já está balançando.