domingo, 13 de junho de 2010

Hamilton vence prova complicada e é o novo líder


Desde os treinos livres, uma opinião era unânime entre os pilotos: o asfalto de Montreal estava provocando um grande desgaste nos pneus. Sebastian Vettel, por exemplo, chegou a confessar ter a sensação de estar correndo em um rali. Neste domingo, a impressão ficou ainda mais acentuada e Lewis Hamilton teve muito trabalho para vencer o GP do Canadá.

Tanto os compostos macios quanto os duros tiveram um grande desgaste neste domingo, de forma que o agressivo Hamilton chegou a ser ameaçado por Jenson Button e Fernando Alonso nas dez últimas voltas - donos de um estilo mais refinado de pilotagem, o atual campeão e o espanhol apresentavam um melhor rendimento no final da disputa.

Button, porém, evitou uma nova polêmica como a vista no GP da Turquia, há duas semanas: se em Istambul, ele tentou superar o compatriota na busca pelo primeiro lugar e criou um mal estar na equipe, desta vez ele se contentou em ser segundo. A dupla da Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber, terminaram respectivamente na quarta e na quinta colocação.

Todo o esforço de Lewis foi recompensado na tabela de classificação: com os 25 pontos somados na América do Norte, ele assume a liderança do Mundial de Pilotos, com 109 pontos. Button é o segundo com 106, enquanto o ex-primeiro colocado Webber caiu para a terceira colocação, com 103.

O brasileiro Felipe Massa não teve um bom dia: após se envolver em um acidente com Vitantonio Liuzzi na largada, ele caiu para último e fez uma corrida de recuperação. No fim, porém, ao tentar ultrapassar Michael Schumacher levou um toque do alemão e terminou apenas em 15º - o incidente está sendo investigado pelos comissários de prova, entre eles o bicampeão mundial Emerson Fittipaldi.

Rubens Barrichello foi o 14º colocado, enquanto Lucas di Grassi amargou a 19ª e última colocação entre os pilotos que terminaram a prova, cinco voltas atrás do líder. Bruno Senna, com problemas na caixa de câmbio, abandonou na 13ª passagem.

Destaque ainda para o desempenho do suíço Sebastien Buemi, que, ameaçado de perder a vaga, fez uma bela corrida, chegou a liderar por alguns minutos e colocou a sua Toro Rosso na oitava colocação.

Nenhum comentário: