domingo, 13 de junho de 2010

Simon torna-se árbitro brasileiro com mais Copas no currículo


O empate por 1 a 1 entre Inglaterra e Estados Unidos neste sábado pela Copa do Mundo da África do Sul foi histórico para o brasileiro Carlos Eugênio Simon. O gaúcho, responsável pela arbitragem da partida, tornou-se o primeiro juiz brasileiro a trabalhar em três Copas do Mundo.

Simon estreou em Mundiais em 2002 na Coreia do Sul e no Japão, no empate por 1 a 1 entre Inglaterra e Suécia na primeira fase. Naquela competição, apitou ainda a partida entre Itália e México, também na primeira parte da Copa, que terminou com o placar para um gol para cada lado.

Em 2006, Simon apitou três partidas: Itália 2x0 Gana e Espanha 3x1 Tunísia, ambos na primeira fase, e Alemanha 2 x 0 Suécia, nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Com a atuação no confronto deste sábado, Simon chegou a seis partidas arbitradas em Copas. A esperança do gaúcho é ser escalado em mais dois jogos deste Mundial para igualar-se ao francês Joel Quiniou, que com oito jogos no currículo é o juiz que mais apitou em Copas do Mundo.

Na partida entre Inglaterra e Estados Unidos, Simon aplicou seis cartões amarelos, três para cada lado. O número é o segundo maior até aqui no Mundial da África do Sul, perdendo apenas para a disputa entre Uruguai e França, que teve sete cartões amarelos e um vermelho.

Seus auxiliares, os também brasileiros Altemir Hausmann e Roberto Braatz, assinalaram sete impedimentos: cinco dos atacantes ingleses e apenas dois dos jogadores norte-americanos.

Nenhum comentário: